terça-feira, 15 de maio de 2007

peregrinação "rima" com conversão

Foi isso que nos foi dito, por mais do que uma vez, ao longo da peregrinação - Peregrinação "rima" com conversão!

"Pé na estrada"achou que sim; fazia todo o sentido; gostou, mas ficou inquieta... (ligeiramente! ). Porquê? Porque, afinal, a peregrinação não era receber... Também tinha de dar! E o que ela tinha de dar, era uma coisa séria: a sua vontade, o seu compromisso de mudança, numa palavra: converter-se!

Levar "a sério" a peregrinação, tal como a vida, é olhar o que na nossa vida tem de ser "arrumado"; confrontar com a Palavra de Deus; voltar à vida com o olhar convertido e "partir"de novo mudando comportamentos, atitudes, modos de se aceitar, aceitar os outros e aceitar Deus como o ESSENCIAL na minha vida.

Converter-se ao ritmo das Bem-Aventuranças abre-me a alterações e mudanças de vida muito concretas. Querem ver só com alguns exemplos?

Ser "pobre no seu íntimo", pede-me que, a partir de agora, eu olhe duma maneira diferente os bens materiais; eu olhe duma maneira diferente quem tem - do que eu, sendo solidário e quem + do que eu, não sendo invejoso.
Pede-me que, a partir de agora, eu mude a minha maneira de viver e o meu estilo de vida; é um convite à partilha, à austeridade. Pede-me que, a partir de agora eu me veja "pobre" diante de Deus e, reconhecendo a minha dependência, eu agradeça tudo aquilo que Ele me dá, gratuitamente, em cada dia.

Depois de eu ouvir, reflectir e rezar as Bem-Aventuranças, já não posso mais ter atitudes de revolta, perante o sofrimento; atitudes de soberba; atitudes de falta de compreensão perante as dores daqueles que estão ao nosso lado. Tenho de perdoar mais, tenho de acolher mais, tenho de dizer NÃO à má-língua, à incomprensão, à falta de diálogo.

E, se assim fizer, em cada dia eu posso dizer, em verdade:

As minhas atitudes de vida mudaram, de tal modo que, para mim a peregrinação rimou, rima e vai rimar com conversão.



Sem comentários: