segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

"A Caminho"

Tal como nós, os "peregrinos das Paróquias de Borba", também outros grupos organizados partem, de vários pontos do país ao encontro da Mãe.
É o que acontece com o grupo " A Caminho" que, cada ano, no mês de Outubro, parte de Lisboa, da Paróquia de S. João de Deus, a caminho de Fátima.

Tendo tido conhecimento deste grupo, tive a alegria de fazer com alguns deles, no passado sábado dia 24 de Fevereiro, uma pequenina caminhada, da Igreja Paroquial de S.João de Deus até à Capela de Nossa Senhora do Monte, situada num dos miradouros mais bonitos da nossa cidade de Lisboa.
Ali com a cidade aos nossos pés, com o grupo, eu rezei; partilhei momentos de convívio; cantei e vivi uma eucaristia.

Com o grupo, fui convidada a "fazer silêncio" à minha volta e dentro de mim, enquanto palmilhávamos as ruas da cidade, sob o sol quentinho da manhã de sábado.
Com o grupo pedi à Mãe do Silêncio, que me ensinasse "a falar menos com os homens e mais com ela e com o seu Filho. Que me ensinasse o silêncio misericordioso que perdoa, o silêncio cheio de respeito e adoração, o silêncio que espera e que escuta.....
O silêncio no meu interior e à minha volta, naquilo que começo e naquilo que acabo"

Foi muito bom, para mim, viver uma experiência de comunhão e entender que não é o "barulho" exterior que me afasta do silêncio, mas o "barulho" que eu faço dentro de mim; aprender que, se eu quiser, posso, com a ajuda de Deus, viver "tempos de deserto"no próprio coração da cidade, da minha cidade, a dos "mouros"...
Não é a cidade que é deshumanizante, sou eu que não sou capaz de a tornar humana, pois passo sem olhar os rostos daqueles com quem me cruzo.

Obrigada ao grupo, por esta lição.

Mais um pedacinho a acrescentar à minha tentativa de ter/ser "alma de peregrino"!

2 comentários:

A Caminho disse...

Olá Amiga Peregrina!
O grupo A Caminho agradece o seu carinho! A pequena caminhada foi sem duvida fantástica! Tudo Brilhava, o Sol, as Pessoas... Tudo foi desenhando com o maior pormenor por Deus!E você fazia parte dessa Pintura ;)

Grupo A Caminho

P.S: Temos muito gosto em contar connvosco em mais actividades

Anónimo disse...

Olá Mana!
Que bom deve ter sido esse caminhar peregrino pela nossa cidade, onde quase sempre, só corremos para fazer coisas, ou cumprir programas, que não nos deixam tempo para pensar.
Por essa altura, numa praia semi-deserta de extensão a perder de vista, com o mar dum lado e a mata e os coqueiros do outro, caminhando sózinha, rezei o terço mais "gostoso" da minha vida, pedindo à Virgem Maria por todos os que me são queridos, relembrando os caminhos que já percorri em "peregrinação" e na vida e todos aqueles que comigo os partilharam.
Agradeço a Deus estas oportunidades que nos dá, de experimentarmos tão de perto o seu Amor infinito por todos nós.
Beijos.