sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

"Eu vos envio..."

Como eu gosto deste texto em que Jesus manda os Doze em missão!

Também cada peregrino sabe que, se está ali ,na peregrinação é porque foi, de algum modo, chamado e que essa chamada "vale "para o tempo da peregrinação e para a outra peregrinação, a tal da vida de todos os dias.
E que também a eles, peregrinos, é pedido simplicidade, despojamento e o ir em missão.

Esta referência à missão e à atitude de "pobreza" que Jesus aconselha - "não levem nada para o caminho" - aparece, muito muito semelhante, nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.
Só com uma diferença...
No evangelho de Marcos e só nele, pode ler-se: "ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado"

No meu "retrato" de peregrino, de corpo inteiro, era do cajado que eu queria agora falar.

Feito da cana, bem aparadinho pela navalhinha do verdadeiro alentejano, ou mais sofisticado; enfeitado com fitinhas, ou com um ramalhete de flores, colhidas pelo caminho; velhinho e "veterano"ou ainda sem falhas de verniz, o cajado está bem visível no "retrato"do verdadeiro peregrino.
É que ele é importante em muitas ocasiões!
Está presente na mão do seu dono no início do dia; está presente, quando as força faltam; está presente atravessado aos ombros, servindo de apoio aos braços e mãos quando estas "teimam"
em inchar; está presente quando serve para "rebocar" outro peregrino a quem é bom dar uma mãozinha ( como é bonito de se ver! )

Enfeitado com um lenço garrido ou tendo bem enrolado a si as contas dum terço; só, ou com os outros, "encaixado em pirâmide" habilmente construída por quem sabe, em lugar de destaque em cada celebração, ele está lá, sempre, o cajado!

Ele é objecto, mas, para mim é também sinal...
Como eu gosto do texto de Marcos!

1 comentário:

A Caminho disse...

Olá amigos peregrinos!
Faço parte de um grupo de peregrinos de Fátima - Grupo A Caminho, que teve conhecimento do vosso grupo através da vossa simpática peregrina Guida Condado, Obrigada! Quero felicitar-vos pelo blog. Quem sabe um dia nos cruzemos nesta caminhada...Estarei atenta!
Carla
(http://grupoacaminho.blogspot.com)